JollyRoger 80´s

JollyRoger 80´s

sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Construtivismo Russo




A ilustração, o cartaz e os quadrinhos (comics) tornaram-se meios artísticos massificados e são formas de Imagens como a pintura e as produções cinematográficas. Todos podem estar dotados de ideologias a serviço de interesses dos Governos.  

O Cartaz apresenta-se como um perfeito exemplo de como imagens foram amplamente usadas na emissão de mensagens e de como estas devem ser consideradas fontes históricas de grande valor.  Como características do Cartaz tem-se a harmonização entre a palavra (escrito) e a imagem, que devem se reforçar mutuamente no sentido de passar uma mensagem convincente. A imagem deve evocar o discurso almejado.


O período entre guerras teve fundamental importância para o desenvolvimento do cartaz. Muitos artistas vanguardistas dedicaram-se a produção deles como no caso do Construtivismo russo. O Construtivismo foi um movimento artístico russo que teve origem pouco antes da Revolução soviética. 

Era marcado principalmente pelo rigor formal e geométrico, pela aproximação entre arte e técnica. Com a utilização de materiais industriais e pela valorização da funcionalidade em detrimento de aspectos decorativos, artistas como El Lissitzky e Alexander Rodchenko empregaram formas geométricas com fins expressivos e dotados de simbolismos de maneira muito eficaz.

Alexander Rodchenko para a oficina de publicidade estatal de Leningrado. (1925)


Também existiu uma corrente popular bem próxima à Art Déco. Este foi um estilo artístico e arquitetônico da primeira metade do século XX caracterizado principalmente pelo uso de linhas simples e retas. Apresentando contrastes entre texturas e cores e de motivos geométricos. Na capa do álbum “The Man Machine” o grupo alemão Kraftwerk (pioneiros da música eletrônica) se apropria de elementos estéticos provenientes do Construtivismo russo. As manifestações culturais se complementam.





Nenhum comentário:

Postar um comentário