JollyRoger 80´s

JollyRoger 80´s

terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Michael Jackson "Behind the Mask". Desmascarando uma grande canção.



Desde o começo não recebi com entusiasmo a notícia sobre o lançamento do cd póstumo de Michael Jackson em 2010. Na realidade, o que me desagradou foi saber que as canções que iriam compor o álbum, intitulado simplesmente "Michael", não estavam finalizadas originalmente. Estas eram demos, remendos, fiapos de algo que poderia ser uma música definitiva de Jackson. 

Não sendo hipócrita, é claro que me interessa e muito conhecer material inédito, assim como outros produtos já familiares, mas que nunca foram lançados em VHS e DVD. Como por exemplo, as turnês mundiais HIStory. Muito material continua engavetado e nunca foi promovido devido ao boicote sofrido pelo artista na última década de sua vida. Mas isso é outra HIStória.


Em 2004 um Box chegou timidamente ao mercado. Chamava-se “The Ultimate Collection”. Com ele foi possível conhecer canções "lado b" como "Sunset Driver", "Cheater", "Scared of the Moon", "Beautiful Girl" e a sensacional "Xscape"

O fato é que essas músicas estavam finalizadas e foram lançadas nessa coletânea com o aval do cantor. Ao contrário das "novas" do álbum póstumo “Michael”. Estas foram finalizadas rapidamente por produtores e alguns sacrilégios foram cometidos como a inclusão do rapper “50 centavos”.


Para piorar a situação, a gravadora Sony admitiu em 2018 (depois de um processo movido por uma fã) que utilizou vocais de uma imitador de Michael Jackson em pelo menos 3 músicas. Na verdade, só confirmou o que muitas pessoas já tinham certeza e o ideal é que o dinheiro das vendas desse álbum deveria ser devolvido ou doado para alguma instituição de caridade. 


Em uma rápida audição em algumas músicas do novo álbum caça-níquel, apenas uma me chamou atenção. O nome dela é “Behind the Mask”. Os primeiros segundos dela foram responsáveis por mais uma de minhas escavações arqueológicas musicais (e fílmicas). Estas ocorrem algumas vezes em parceria com outros entusiastas. Logo descobri que o grande Eric Clapton havia gravado a dita música nos anos 80. 

Obviamente surgiu a dúvida: Quem fez o cover? "Behind the Mask" era de Michael Jackson ou de Eric Clapton?

A versão de Clapton é um hit fantástico, com uma pegada bem rock, que pode ser apreciada em diferentes momentos graças ao YouTube. Além de uma versão ao vivo (com participação do guitarrista Mark Knopfler do Dire Straits) também existe outro show em que Clapton canta e toca com Mark King (frontman e baixista do Level 42) e ninguém menos que o Phil Collins (ex-Genesis) na bateria. Todas essas performances podem ser encontradas no YOUTUBE.


Behind the Mask está presente no álbum de estúdio August de Eric Clapton que foi lançado no ano de 1986. 


Num primeiro momento a busca se deu pela procura de vídeos. Em um site de letras de música, o nome de Michael Jackson figurava ao lado de outros compositores nos créditos de “Behind The Mask”. Ao encontrar uma outra versão da música, só que com Greg Phillinganes no vocal, tudo começou a se esclarecer. 

Greg Phillinganes também usa a máscara

Greg Phillinganes não pode ser considerado um artista mundialmente conhecido pelo grande público. No entanto, trata-se de um músico conceituado e talentoso. Tecladista descoberto por Stevie Wonder que tem em seu currículo trabalhos com o próprio, além de Bee Gees, Donald Fagen, Eric Clapton e ... Michael Jackson.

Phillinganes trabalhou com Jackson em seus álbuns mais importantes (Off The Wall de 1979, Thriller de 1982 e Bad de 1987), além de tocar sintetizadores em suas turnês, sendo inclusive diretor musical das turnês Bad e Dangerous.


Em 1984, Phillinganes lançou seu segundo álbum solo, chamado “Pulse” (não confundir com o do Pink Floyd). Nesse disco encontra-se o hit “Behind the Mask”. Entende-se que Phillinganes e Jackson a gravaram na mesma época e posteriormente Clapton fez um cover em 1986.

Como prova de ausência de rivalidades todos dividiram o mesmo palco no famoso Festival de Montreaux onde numa grande performance “Behind the Mask” é apresentada com Greg Phillinganes (no vocal e sintetizador), Eric Clapton na guitarra e vocoder e Phil Collins na bateria. 


Y.M.O. = Yellow Magic Orchestra

Por sorte a arqueologia videoclíptica musical não parou por aí. Pois a revelação final é que “Behind the Mask” é a canção original de uma banda tecnopop japonesa chamada Yellow Magic OrchestraFormada por Haruoni Hosono (baixo), Yukihiro Takahoshi (bateria) e Ryuchi Sakamoto (sintetizadores e vocal). Como todo grupo de música eletrônica dos anos 80, o Y.M.O. (Yellow Magic Orchestra) sofre influência direta dos alemães do Kraftwerk



Michael Jackson complementou a canção original do Y.M.O. com novos versos e a partir dessa versão, Phillinganes e Clapton fizeram as suas versões. Curiosamente, o próprio Ryuchi Sakamoto gravou “Behind the Mask”, novamente, mas agora fazendo com sonoridades parecidas com as da versôes de Phillinganes  e Clapton, com a letra de Jackson. 

A música original do Y.M.O. é formidável e todas as versões posteriores ficaram ótimas! Infelizmente é impossível dizer até onde Jackson dedicou-se em sua gravação, já que esta emergiu somente agora num álbum póstumo meio Frankenstein, sem sua assinatura final. 

De qualquer forma, a Behind the Mask de Jackson, que demorou décadas para ver a luz do dia também é ótima. E justiça seja feita, ao contrário dos outros videoclips póstumos que andaram sendo lançados, os dois vídeos desta grande canção são muito bons. Um se passa em uma baile de máscaras onde todos os participantes usam peças que fazem referências à carreira de Michael. 

E o outro vídeo é ainda mais bacana, pois trata-se de uma intrincada colagem de imagens gravadas por fãs do mundo inteiro, fazendo performances e diversos tipos de homenagens. Fica evidente que a arte e a mensagem de Michael é seu maior legado para a humanidade e nenhuma tentativa de detratores vai apagar isso. Grande parte das pessoas já enxergam as reais intenções por trás de suas máscaras. 




BONUS TRACKS:




Behind The Mask


All along I had to talk about it

But like a two edged sword

it cuts you and it stabs me

All along I knew you were a phony girl

You sit behind the mask and you control your world


You sit around and I watch your face

I try to find the truth, but that's your hiding place

You say you love me, but it's hard to see

'Cause when he's in your arms, you're throwing rocks at me


Who do you love?, Is it me with you?, I don't know

Who do you love? I don't want ya if you can't answer

But you know me


(There is nothing in your eyes) There is nothing in your eyes

(But that's the way you cry) But that's the way you cry girl 

(Cry girl)


(All is grand, all is bright) All is grand, all is bright

(You're just studying my mind)


I walk around, I'm suffering in my doom

When I come to you, you're sitting in your room

You sit around in the strangest place

So take off the mask, so I can see your face


Who do you love? Is it me with you? I don't know

Who do you love? I don't want ya if you can't answer, I know you


(Heaven must be wary) Heaven must be wary

(Your smile is scary) You got me spinnin', girl

(Insincere, empty tears) Every year, yours are good

(Where's your soul? Where'd it go?) You got me scared, girl


(Heaven must be wary) Heaven must be wary

(Your smile is scary) You know where you've been

(Insincere, empty tears) Every year, na na na

(Where's your soul? Where did it go?)


I walk around, I'm suffering in my doom

When I come to you, you're sitting in your room

You sit around in the strangest place

So take off the mask, so I can see your face


Who do you love? Is it me with you?, I don't know

Who do you love? I don't want ya if you can't answer, I know you


Who do you love?, Is it me with you?, I don't know

Who do you love? I don't want ya if you can't answer, I don't know


I don't wanna talk about it (Let's talk about it)

I don't wanna talk about it (Let's talk about it)

I don't wanna talk about it (Let's talk about it)


2 comentários:

  1. Às influências, retomadas, complementações, citações, plágios, pesquisas, cópias e regravações: "(...) nada se cria, nada se perde, tudo se transforma"*!


    [*citando Lavoisier]

    ResponderExcluir
  2. ''Às influências, retomadas, complementações, citações, plágios, pesquisas, cópias e regravações'' e ... versões!

    Não é repetição!
    piada interna *

    ResponderExcluir