JollyRoger 80´s

JollyRoger 80´s

segunda-feira, 25 de julho de 2011

Fracasso Cultural

Roger Marques_ Percebem o teor atrasado das discussões políticas? do eterno retrocesso? do não conhecimento do que é público e do que é privado? a ignorância? o fanatismo religioso? a hipocrisia? Nosso fracasso é visível. Nosso fracasso é cultural.

Fabiane Martins_ José Veríssimo diz que a culpa é do povo...

Fred Oliveira_‎"Não conhecimento do que é público e do que é privado": Essa falta de discernimento entre uma coisa e outra (ou o impulso corrupto de fundi-las numa coisa só) está no cerne de parte considerável de nossas discutíveis mazelas nacionais. Somos uma sociedade. Somos sócios. No fundo a responsabilidade é de todos.

Roger Marques_ O fato é que na DEMOcracia muitos acreditam que o voto significa abdicar da sua parcela de responsabilidade e a depositar em outros.

Fred Oliveira_ O que não deveria... Todos são responsáveis. Isso é parte implícita do contrato.

Roger Marques_ Contrato de risco assinado à lápis!

Fabiane Martins_ Na verdade os seres humanos lutaram sempre para a conquista de um Estado laico, mas esqueceram de lutar pela igualdade social, pelo acesso aos bens de consumo, saúde e educação.Com isso criou-se um exército de pessoas que são incapazes de criticizar a realidade, que são alienadas, e essas pessoas votam, escolhem Tiriricas, mulheres frutas, jogadores de futebol que agora pensam em se candidatar a prefeitura. O povo precisa aprender a ler, a pensar, a enxergar a realidade de outra forma. Um estado de pessoas alienadas não sustenta-se laico por muito tempo.

Roger Marques_ Estado de sítio! No sentido rural da palavra. Dias piores virão. E eu estou me mudando para o campo!


Fabiane Martins_ Abandonando o barco.

Roger Marques_ Não estamos em um barco Fabiane. Estamos numa canoa. furada! Se afundar mais é hora de abandonar. Mas quem sabe alguém não me afogue antes?


Fred Oliveira_ Não acho que o barco afunde. Longe disso. Só acho que a sociedade (e isso não é simples) precisa repensar suas práticas e reavaliar a maneira como se relaciona como sociedade legitimadora de Estado democrático onde a co-responsabilização deveria ser internalizado na compreensão de cada um como evidente e fundamental.

Fabiane Martins_Também é moral, concordo com você Fred, tanta verba é desviada de forma imoral... Tanta coisa imoral é feita... Mas nosso povo não consegue enxergar essa imoralidade e assiste a tudo bestializado, e na quarta-feira já esquece em frente a tv vendo o jogo e se embebedando.

Roger Marques_ Já conversei isso com Fred. Acho que talvez possa haver uma melhora, mas não antes de grandes desastres. No fim das contas acho que todas as discussões que tem acontecido sobre direitos de gays, permanência de cotas nas faculdades são boas! Mesmo todos esses discursos imbecis absurdos preconceituosos e atrasados as discussões acabam sendo úteis. O importante é que todas as opiniões possam ser proferidas. Mesmo as mais esdrúxulas.

Se o idiota não se manifesta como tomaremos conhecimento de sua imbecilidade?







*Roger Marques, Fred Oliveira e Fabiane Martins são historiadores.


Cultura para as Massas! Aqui! For Free.

Nenhum comentário:

Postar um comentário