JollyRoger 80´s

JollyRoger 80´s

terça-feira, 29 de novembro de 2011

Billy Graham e a origem das Pregações Midiáticas


Os evangélicos entenderam como nenhum outro grupo os métodos eficientes de se trabalhar com lógica empresarial. O pregador batista Billy Graham foi o precursor dos pastores midiáticos quando estreou seu show semanal de rádio em 1950. O programa "Hora da decisão" tornou-se um fenômeno com milhões de ouvintes e abriu caminhos para que Graham construísse um império de comunicação.

Sua mensagem ainda é difundida por meio de revistas, livros e uma extensa agenda de pregações pelo mundo, que ele batizou de Cruzadas. A carreira meteórica de Graham teve ajuda fundamental do famoso magnata das comunicações William Randolph Hearst, que viu no pregador um potencial produto para as massas.



O popular Graham converteu muitas pessoas famosas e mantinha estreitos laços de amizade com políticos como Richard Nixon, Bill Clinton e o mundialmente adorado George W. BUSH. Ele simplesmente foi conselheiro dos últimos 11 Presidentes norte-americanos. Pode-se apenas imaginar os direcionamentos da política externa dos Estados Unidos os quais Graham e Deus foram favoráveis.



Nas últimas décadas essa corrente religiosa se espalhou pelo mundo, inclusive com grande sucesso (é claro!) no Brasil, onde grande parte dos horários na programação nos canais da TV aberta é destinada à intensa e mercadológica pregação de diversos tipos de Igrejas evangélicas (ou neo-pentecostais). Seguindo uma coesa lógica empresarial e estratégias convincentes de marketing a religião e a fé são propagadas industrialmente.





Muito perigosos. Todos eles.

A Cientologia é também um exemplo de movimento religioso que se utiliza de meios de comunicação e das estratégias da indústria cultural para se vender como mercadoria. Esta foi fundada na década de 50 por um escritor de ficção-científica estadunidense chamado L. Ron Hubbard. O escritor ficou famoso com a publicação do livro sobre a Dianética, uma espécie de psicoterapia, que já foi acusada de não-científica.

A Cientologia apresenta idéias sobre Impérios Galácticos de milhões de anos e sua influência na formação da humanidade. O fato de ser vista com desconfiança (pra variar!) não a impede de ganhar mais adeptos todos os anos. Famosos e influentes personalidades de Hollywood, como os atores Tom Cruise e John Travolta estão entre seus adeptos.



No começo da década de 2000 o ator John Travolta produziu para os cinemas uma adaptação do best-seller de L. Ron Hubbard (fundador da dita seita) "Battlefield: Earth" (em terra brasilis a película foi nomeada como "A Reconquista"). Esse projeto pessoal de Travolta, membro fiel da Cientologia, foi um retumbante fracasso em todos os sentidos.

Reflitam mais um pouco assistindo esse fantástico vídeo do Genesis que explica a situação de uma maneira visual e musical primorosa.




Você gostaria de saber mais?
...

Nenhum comentário:

Postar um comentário