JollyRoger 80´s

JollyRoger 80´s

terça-feira, 1 de outubro de 2013

Professores e Carrascos


Nas últimas semanas os professores do Rio de Janeiro têm travado uma verdadeira guerra contra a Prefeitura. Espero que seja de conhecimento planetário que a educação fundamental pública na cidade do Rio, para não dizer no Brasil inteiro, está falida. 

O processo educacional é uma farsa montada por administradores e economistas, mas infelizmente tudo isso é menos interessante e importante do que o casamento de idiotas famosos. Já me acostumei com a ideia de que os próximos anos serão de caos e desilusão cultural e política. Porém, espero compartilhar o nó estômago que sinto ao ver diariamente as imagens de professores sendo espancados por ''policiais''.

Dizem que uma imagem vale mais que mil palavras. Isso é muito relativo, é claro. Mas são simbólicas as imagens a seguir e tantas outras divulgadas nos veículos de comunicação (manipulados ou não). 

Divirtam-se com o espetáculo! O prefeito e governador mais odiados do país junto com a polícia mais corrupta do país ensinando os profissionais mais desvalorizados do país como participar da democracia.








Meses atrás o aumento dos R$ 0,20 nas passagens de ônibus foram a gota d´água para o início das manifestações. Não foram o único motivo como muitos intelectuais perdidos e políticos tentaram propagar, mas a ofensa que restava para a eclosão da externalização das insatisfações. Acredito que as pessoas devem ter um limite físico e moral para aguentarem agressões de policiais e bandidos. O ataque hacker que invadiu o site da Polícia Militar divulgando dados pessoais de milhares de policiais no facebook pode ter sido um primeiro passo nesse complexo jogo de xadrez.

Não estou defendendo ou procurando incentivar a violência contra policiais, mas "apenas" analisando a situação. Porém, é notório que toda ação violenta produz outra em maior ou menor grau. As pessoas tem medo de policiais por diversos motivos. Para começar eles possuem armas letais e as levam consigo mesmo quando não estão de serviço. É difícil saber qual deles integram grupos de extermínio, quadrilhas de milicianos, auxiliam traficantes e por aí vai. Por isso, é preciso ter muito cuidado. 

Por tudo isso, reitero a necessidade da cautela. Muitas pessoas parecem estar querendo viver o sonho de uma revolução romântica. Precisamos entender a mensagem que está sendo dada em resposta aos apelos das ruas (e das casas). E a mensagem em resposta é que nossa democracia possui limites elásticos. O Estado é democrático e ditatorial quando convém. E ele têm demonstrado de diversas formas que a violência é um método eficiente de negociação. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário