JollyRoger 80´s

JollyRoger 80´s

sábado, 26 de abril de 2014

José Wilker, ARTISTA brasileiro (20 de agosto de 1946 - 05 de abril de 2014)



O ator José Wilker faleceu no Rio de Janeiro, no dia 05 de abril de 2014, aos 67 anos. Foi muito cedo. Ótimo ator e conhecedor de cinema. O ator morreu dormindo vítima de uma parada cardíaca. Wilker era cearense de Juazeiro do Norte. Com praticamente 50 anos de carreira ele foi ator, diretor, apresentador e crítico de cinema. Com uma carreira de mais de 40 filmes e novelas, é um consenso de que o ator partiu cedo demais. 


Mesmo em novelas, que é algo que não me agrada, ele se destacava, como por exemplo em "A próxima vítima". E em minisséries como "O Fim do mundo". Outro trabalho importante é sua inspirada narração dos episódios da série "A vida como ela é" inspiradas no contos do também genial Nelson Rodrigues. Na televisão ele participou em novelas e minisséries de sucesso como: "Gabriela", "Anjo mau", 'Roque Santeiro", "O salvador da pátria", "Anos rebeldes", "Agosto", "Fera Ferida", "Renascer", "A próxima vítima", "A muralha", e "JK". 


José Wilker era um dos meus atores brasileiros preferidos, apesar de eu não poder dizer que conheço sua ampla carreira, tendo em vista a dificuldade de encontrarmos filmes brasileiros disponíveis. Uma de suas melhores interpretações, na minha opinião, é como o controverso Tenório Cavalcanti, um deputado da cidade de Caxias, no filme "o Homem da capa preta" (1986). 



No dia (ou noite) da morte de José Wilker eu estava caçando filmes nacionais no YOUTUBE  e por acaso assisti trechos de um de seus primeiros filmes, ''Bonitinha, mas ordinária''. Uma pena mesmo. Mais um Grande ator brasileiro que se vai. No filme "Xica da Silva" (1976) ele também está muito bem e o visual e trejeitos afetados do seu personagem me faz lembrar dos ''discretos'' papéis interpretados por Johnny Depp!  Fica a dica!     

   


   Como destaques em sua filmografia também podemos citar: 

"Os inconfidentes" no papel de Tiradentes. (1979)



"Dona Flor e seus dois maridos" no papel de Vadinho. 


"Bye Bye Brasil" (1979), como Lorde cigano



Guerra de Canudos" (1997) como Antônio Conselheiro.


E na novela "Renascer" como Belarmino. Essa novela inclusive teve uma primeira fase bem interessante, com os personagens rivais fazendo emboscadas, brigas por terras, etc. O personagem José Inocêncio (interpretado por Antônio Fagundes na segunda fase) foi pendurado de abeça pra baixo em uma árvore e esfolado vivo! Sempre penso que as novelas Renascer e Pantanal (da Rede Manchete) dariam ótimos filmes sérios. 



Frases:

“A minha relação com o cinema começa na infância. Eu cresci, intermitentemente, entre Juazeiro, no Ceará, e Olinda, em Recife – até os 13 anos. E ao lado da minha casa, tanto em Juazeiro quanto em Olinda, havia cinemas. O de Juazeiro era colado, meu vizinho, e mesmo quando não era permitido que eu visse os filmes, eu conseguia entrar por baixo da cortina de entrada. Assisti como Arroz AmargoAmanhã Será Tarde Demais, filmes neorrealistas italianos, e também Branca de Neve e as coisas para criança, além dos filmes da Atlântida. Foi uma relação, para mim, muito forte, muito marcante; foi a minha janela aberta para o mundo.”

 
“Quando eu fui fazer a personagem dos Anos Rebeldes foi um desconforto para mim, porque eu era o outro lado, eu era o cara que na época [década de 1960] estava na rua tomando pedrada e gás lacrimogêneo e gritando ‘abaixo a ditadura’. E na minissérie eu estava fazendo o cara que era o repressor, o financiador da repressão. E eu achei legal por isso, de repente eu poder conviver com esse outro lado, entender e gostar de uma personagem. Você tem que, de alguma maneira, estabelecer com ela uma relação de afeição para ela sair direito.”


BONUS TRACKS: 

Memória GLOBO. José Wilker:



Relembre personagens famosos de Wilker em produções televisivas:


Vídeo de José Wilker comparando Globo com nazismo gera polêmica ao viralizar:



Nenhum comentário:

Postar um comentário